Publicidade

Publicidade

Falta de parada de ônibus põe em risco vida de usuários do transporte público em caxias.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Com mais de 170 mil habitantes, a cidade de Caxias vive o drama de outros municípios brasileiros quando o assunto é investimento no transporte de passageiros. Os principais problemas, atinge diretamente a população que precisa desse serviço. Além da frota pequena para atender uma grande demanda, falta também paradas padronizadas, o que em muitos casos põe em risco a vida de usuários do transporte público.
Em época de sol forte, o calor castiga. Quando chove, as pessoas correm para debaixo das marquises dos estabelecimentos comerciais para não se molharem. No horário de pico, alguns motoristas arriscam a vida do passageiros ao pararem do lado esquerdo da pista, quando deveriam parar do lado direito. Tudo, por conta do caos que tomou conta do centro da cidade e devido o aumento do número de veículos, que hoje disputam espaço para estacionar na região central.
As rotas dos coletivos integram bairros como Campo de Belém, Eugênio Coutinho, Ponte, Veneza, Mutirão e DNER e comunidades circunvizinhas ao centro da cidade. A Secretaria de Transporte do Município já anunciou novas linhas para atender a demanda. No entanto, em nenhum desses locais existem paradas oficiais.
Na maioria dos casos, as cobertas feitas pela Prefeitura para abrigar os mototaxistas é que acabam servindo de abrigo para usuários do transporte público. Sem opção, os ônibus param no meio da rua, ou nos semáforos para embarque e desembarque de passageiros.
Além disso, quem depende do transporte coletivo em Caxias, precisa ter paciência e disposição para esperar pelos ônibus. Isso porque o tempo médio para os veículos concluírem a rota, ultrapassa 30 minutos, e dependendo do bairro, pode chegar à uma hora de espera.
Hoje o município conta com 18 ônibus oferecendo este serviço e tendo transportado mensalmente 80 mil pessoas. No entanto, as más condições dos veículos e a falta de ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, também fazem parte do pacote de reclamações dos caxienses.
OUTRO PROBLEMA
Em Caxias, as pessoas com dificuldades de locomoção reclamam da falta de acessibilidade das paradas de ônibus. A principal reclamação é com a falta de estrutura das paradas de ônibus, que são poucas. E quando elas existem, não oferecem as condições necessárias para as pessoas com necessidades especiais.


Motorista de coletivo estaciona do lado esquerdo da rua por falta de local adequado. Imagem flagrada por Wilton Lobo

Falta estacionamento no centro

Transporte público em Caxias

Parada improvisada na Rua Coronel Libânio Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog do Paulo Sousa.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License