Publicidade

Publicidade

Coleira promete proteger cães contra leishmaniose no município de Caxias.

sábado, 12 de abril de 2014



O índice de Calazar em Caxias é alto, de acordo com o Ministério da Saúde. Por conta dessa situação, o município vai fazer parte de um projeto pioneiro, que é o encoleiramento dos cães.
A Scalibor, coleira desenvolvida em laboratório é impregnada com principio ativo repelente e inseticida, e promete prevenir a leishmaniose, como explica Raimundo Assunção, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses.
"Por possuir efeito inseticida, a coleira ainda ajudará a eliminar o vetor - o mosquito palha, transmissor da leishmaniose visceral. O animal já contaminado vai morrer com a doença, mas, não vai transmitir para outros cães", disse.
Em Caxias o projeto vai atender numa primeira etapa cerca de 1.500 cães, dos quais, metade está com a doença.
Para que o cão possa fazer parte do será preciso o consentimento do dono. Pelos menos dois bairros, escolhido pelo próprio Ministério da Saúde, terá a chance de iniciar o projeto pioneiro. Os nomes dessas comunidades serão divulgados no próximo mês.
Saiba mais
Febre de longa duração, perda de peso, astenia (desânimo), fraqueza e anemia. Estes são os principais sintomas da Leishmaniose Visceral, ou calazar, doença crônica e sistêmica que atinge cachorros e seres humanos.
A infecção é provocada pela picada do mosquito-palha ou birigui (que transmite protozoário para a corrente sanguínea do hospedeiro) e, no Brasil, é combatida por meio do controle do inseto pelo uso de inseticidas ou da eliminação do animal infectado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog do Paulo Sousa.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License