Há 192 anos, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, o príncipe regente Dom Pedro declara a separação política entre Brasil e Portugal. Assim, desde o dia 07 de setembro de 1822, o País inteiro comemora a Independência do Brasil.
Em Caxias, a data foi celebrada na manhã deste domingo (7)), com um tradicional desfile cívico, que contou com a participação de 5 mil componentes, e teve como tema: "Plano Nacional de Educação". O público que prestigiou a Parada chegou perto dos 7 mil expetadores.
A solenidade cívica teve início pouco depois das 8hs da manhã. Em frente ao Palácio da Cidade, o prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho, acompanhado do vice-prefeito José Martins, secretários e vereadores da base, coordenadores e outras autoridades, participaram do hasteamento dos pavilhões do Brasil, Maranhão e de Caxias.
Cono parte do ato, foram apresentadas ao chefe do Executivo, as tropas do Exército, representado pelo Tiro de Guerra e Guarda Municipal. Em seu discurso, o prefeito falou da importância da data e aproveitou para em poucas palavras, fazer alusão às eleições de outubro.
A parada cívica ilustrou também a questão ambiental, a preservação do planeta, o equilíbrio do ecossistema, a redução de resíduos tóxicos, o reaproveitamento da água, bem como a energia sustentável.
O desfile ainda contou com a participação das instituições: Assembléia de Deus, Adventista, CREAS, CRAS, Sabiá Futebol Clube, Centros de Convivência de Idosos, Centros da Juventude, Casa Brasil, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, PROERD membros da Guarda Municipal Comunitária (GMC), Tiro de Guerra, Grupamento de Bombeiro Militar e da Polícia Militar (PM).
Estiveram no desfile, escolas da sede e zona rural, da rede pública estadual e particular.
Fonte: Direto da redação do NOCA/Mano Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário