Foi celebrada nesta quarta-feira dia 6, na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios uma missa em homenagem aos ex-bispos de Caxias Dom Luís Marelim e dom Luís D’Andrea. Antes da cerimônia os fiéis rezaram os Mistérios do Rosário.
Os caixões com os corpos dos dois ex-bispos estavam no corredor central da Catedral, um pouco antes dos degraus que levam à mesa do altar.
O corpo de Dom Luís D’Andrea chegou ao Brasil sábado, 2 de agosto, vindo de Albano, na Itália, onde estava desde 2012, quando o religioso morreu. No dia 5 foi trazido para Caxias. A transferência para o Brasil ocorreu depois de um pedido de Dom Vilsom Basso e de um demorado processo até que as autoridades italianas permitissem a vinda do corpo para cá.
O atual Bispo de Caxias, Dom Vilsom, abriu a celebração agradecendo a presença de Dom Jorge Tobias de Freitas, 2º Bispo de Caxias e celebrante da missa.
A Igreja lotou, como era esperado. Os fiéis estavam participando ativamente das homenagens que incluíam 50 horas de orações e vigílias iniciadas às 10 da manhã do dia 5 e que terminam ao meio-dia de hoje( dia 7).
Na homilia Dom Jorge falou sobre glorificação. Disse que os dois religiosos mereciam todas as homenagens e agradecimentos pelo que fizeram por Caxias.
Sobre Dom Marelim, disse que foi um pioneiro que visitava locais desconhecidos para levar a Palavra. “Dom Luís Marelim percorreu cerca de 105 mil quilômetros quadrados, abrangendo todos os municípios e povoados em volta de Caxias.Ele percorria os caminhos várias vezes montado em um cavalo. Aprendeu a dormir em lombo de cavalo. Eu lhe disse que ele não passaria pelo purgatório, pois já estava fazendo isso aqui na Terra”, disse, Dom Jorge.
Quanto a Dom Luís D’Andrea, que comandou a Diocese de Caxias durante 22 anos, lembrou que ele multiplicou os sacerdotes pastorais da Diocese. “Hoje enfrentamos novos desafios. Mas nós conseguimos isso porque esses dois homens prepararam o terreno para isso”, completou Dom Jorge, que atualmente é Bispo de Nazaré da Mata, em Pernambuco.
No sepultamento,(os dois serão colocados em novos mausoléus construídos no interior da Catedral dos Remédios), estarão representantes civis e militares e do corpo religioso de Caxias. Também estarão presentes dois sobrinhos de Dom Luís D’Andrea e o Bispo Dom Girott, vindos da Itália e o Bispo de Zé Doca, Dom Carlo Ellena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário